Tem várias comidas para vender no natal e levantar um dinheiro, sabia? Desde coisas mais tradicionais, como peru e panetone, a coisas que parecem simples, como rabanada, farofa e salpicão. Para te provar, hoje eu vou te apresentar 21 ideias do que fazer que pode ser muito lucrativo para você.
Nessa época do ano as pessoas querem estar ao lado de quem ama, desfrutando de uma refeição gostosa e saudável, só que nem sempre é possível perder horas na cozinha com o preparo, sem falar que nem todo mundo sabe cozinhar.
Ao oferecer coisas prontas para esse período você está resolvendo um problema comum e, por conta disso, dá para faturar bem. Com capricho, dedicação, organização, trabalho e muita divulgação, os resultados podem ser bem animadores!
21 comidas para vender no Natal e lucrar
1 – Peru
Ele é o chefe da ceia e venhamos e convenhamos: Não é todo mundo que sabe fazer. Sem falar que dá um trabalho terrível e nem sempre dá para ter tempo para isso, ainda mais nas loucuras de final de ano.
Que tal resolver esse problema para as pessoas? Você pode trabalhar com perus de tamanhos e recheios diferentes, tendo um produto que cabe no bolso de várias pessoas e ainda vai dar praticidade para a vida delas.
2 – Empadão
O empadão é o meu queridinho! Eu já até mostrei aqui no blog como fazer empadão (veja a receita) e em alguns lugares ele só é conhecido mesmo como torta de frango.
Ele é bem comum no Natal e tem um custo baixo de produção e uma boa margem de lucro para quem está interessado em comercializar.
3 – Panetone
Não existe Natal sem panetone, não é? O legal desse produto é que com o passar do tempo ele se desenvolveu e existem várias versões que fazem o maior sucesso:
- Panetone tradicional;
- Panetone trufado;
- Panetone recheado;
- Panetone no pote.
4 – Biscoitos
Fazer biscoitos de natal é outra grande oportunidade que tem se popularizado nos últimos anos. Além de serem uma delícia, os biscoitos podem ser decorados, o que ajuda a deixar a mesa muito mais bonita – o que chama ainda mais a atenção dos clientes.
O investimento para começar a produção é baixo e o retorno é ótimo, sem falar que não precisa de muita habilidade para executar a receita.
5 – Salpicão
O salpicão também é um velho conhecido nosso! Na mesma situação do peru ou até mesmo do empadão, muitas pessoas vão atrás de praticidade e preferem pagar por um produto gostoso e pronto do que fazer – é aí que você ganha!
6 – Tortas doces
Existem várias tortas doces que são bem tradicionais no natal, como a de nozes e a de abacaxi. Investir nisso nesse período pode te render um bom dinheiro.
O primeiro passo é fazer um cardápio que seja voltado para essa data, depois começar a divulgar seus serviços na internet e na hora da produção caprichar nos ingredientes e em todos os passos do preparo da receita.
7 – Tender
O tender, como o peru, é uma comida natalina padrão nas ceias brasileiras, mas nem todo mundo sabe fazer ou tem tempo para isso. Portanto, acaba se tornando uma boa opção de produto para você oferecer.
Imagina só que maravilha receber um tender prontinho para o consumo na hora da ceia, sem precisar gastar horas produzindo, nem ficando com louça para lavar? Foque nessa ideia e vai conseguir vender bastante.
8 – Cuscuz marroquino
O cuscuz marroquino pode parecer simples, mas é outra opção de comida natalina que dá dinheiro.
O negócio é que ele não é fácil de fazer e tem gente que prefere nem se arriscar. É aí que aparece a oportunidade! Existem várias receitas diferentes. Faça alguns testes, veja o resultado e ofereça durante esse período.
9 – Suflê
O suflê é uma espécie de torta mal cozida que a gente também adora comer no natal. Normalmente a gente faz mais a de frango nessa época, mas existem muitos sabores que você pode trabalhar nesse período, inclusive os doces como o de chocolate.
10 – Cupcake decorado
Quem é que não adora um lindo cupcake? Além de ser delicioso, ele acaba se tornando objeto de decoração para a mesa de natal dos seus clientes. Se você ainda não sabe fazer, melhor ver esse artigo que eu preparei aqui no blog: Receita de cupcake para vender.
Para a venda do natal, especificamente, acredito que você precisa caprichar muito na decoração e deixar os clientes encantados só de olhar.
Trabalhe com as cores da festa, como verde e vermelho e faça menção a bolas, árvores, presentes, estrelas, papai Noel e outras figuras desse universo.
11 – Bolo no pote
O bolo no pote vem da mesma “linhagem” do cupcake. É um doce que todo mundo adora e que você pode decorar para ajudar na arrumação da casa e da mesa de ceia dos seus clientes.
12 – Rosca natalina
A rosca natalina é muito encomendada no final do ano! As pessoas adoram, mas são poucos que sabem fazer ou estão dispostos a isso. Então, ela é uma das opções lucrativas dessa lista de ideias que você tem para trabalhar nesse período.
13 – Rabanada
Por mais simples e até fácil que seja, não é todo mundo que sabe fazer rabanada! Por ser tão tradicional nas nossas mesas nesse período de festas, é também uma opção de produto que você pode fazer em casa para vender.
Sem falar que é possível criar variações diferentes da receita trazendo novidades e deixando ela ainda mais saborosa para o seu público.
14 – Bandeja de frutas
A bandeja de frutas é uma opção de comida natalina muito comum, mas eu quase não vejo ninguém falar sobre o potencial lucrativo que ela tem. Não são só frutas organizadas em uma tábua, hein? Elas costumam ser cortadas e arrumadas de um jeito que fica muito bonito.
Algumas pessoas inclusive fazem pequenas árvores de natal com elas e eu acho que fica tão legal!
Que tal colocar a criatividade para “jogo” e criar opções de bandejas de frutas para vender esse natal? Eu te garanto que se caprichar e divulgar com antecedência, vai conquistar muitos clientes interessados.
15 – Tábua de frios
Não sei como é na sua família, mas na minha é muito comum ter uma tábua de frios na mesa. Não existe uma regra dos componentes, mas ela costuma ser bem tradicional com queijo, salame, uva e azeitona.
Vender tábua de frio é uma atividade lucrativa para todo o ano, mas no Natal ela pode te render ainda mais. Dá para criar opções de tamanhos e composições diferentes e até criar um cardápio onde o cliente escolhe o que quer.
Além dos produtos, traga algumas coisas para decorar e trazer menção ao período.
16 – Pavê
Eu acho que o pavê é o doce mais tradicional do Natal e ele pode sim ser uma ótima fonte de renda nesse período. Você pode oferecer seu produto com tamanhos e sabores diferentes.
17 – Pudim
O pudim também é uma ótima opção de doce para vender no Natal e ganhar um dinheiro. Ele é fácil, tem um custo baixo e uma margem de lucro bem interessante. Assim como no caso do pavê, dá para fazer de tamanhos diferentes.
Além de oferecer o tamanho padrão, dá para trabalhar com mini pudim e até criar um tamanho família.
18 – Farofa
Você sabia que existem empreendedores que trabalham exclusivamente com a produção e venda de farofas? Pois é! Se existem pessoas ganhando dinheiro assim o ano todo, por que você acha que não consegue nesse período festivo?
Existem diversos tipos de farofas que você pode fazer nessa época do ano para vender. Tudo vai depender do costume local e também do que já gosta e está acostumado.
19 – Pernil
O perfil é outro prato tradicional natalino que muita gente gosta de comer, mas não quer fazer ou não sabe e eu acho que também é uma possibilidade para quem quer faturar.
20 – Bolo natalino
Quando eu era pequena uma das coisas que mais me deixava ansiosa para a ceia de natal era esse bolo. Não existe uma receita base para ele, mas no geral é decorado com frutas e tem uma cobertura branca deliciosa.
Você pode criar seus próprios modelos de bolos natalinos para vender. Dos pequenos até aos maiores. Dá para fazer em estilo naked cake, com pasta americana ou até com cobertura de chocolate.
Deixe a imaginação fluir e faça um cardápio que seja delicioso, mas que já de olhar deixe as pessoas apaixonadas.
21 – Ceia de natal pronta
Por fim, mas muito importante, eu tenho uma ótima dica de comida para ganhar dinheiro no Natal: A ceia pronta completa! Isso aqui tem muito a ver com a questão da praticidade que eu venho falando no texto.
Muita gente quer reunir amigos e familiares, mas não sabe cozinhar ou não tem tempo para isso e quer comprar tudo pronto com a certeza que vai dar tudo certo e estará tudo gostoso na hora, sabe?
Trabalhar com essa opção pode ser bem interessante e gerar um faturamento bacana para você no final do ano. Pense nisso e veja se é possível investir nisso.
Comece a se organizar!
Com tantas ideias de comidas para fazer e vender no Natal, eu acho que vai ser mais fácil decidir qual caminho escolher, não é?
Lembre-se de sempre pensar em coisas que você já sabe ou gosta de fazer e, principalmente, no que o público da sua região costuma consumir e comprar.
Tenha certeza que assim como tem gente por aí que ganha dinheiro nesse período, você também pode. Acredite no seu potencial, se organize, monte um plano e execute o quanto antes. Não pense muito!
Estou na torcida para que dê tudo certo, viu?
Um grande abraço e até a próxima!

Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!
Eu amei seu artigo 🙂 Parabéns 🤩👏🏻👏🏻👏🏻
E adoro fazer kit’s ceias de natal completas🎄🎁☃️eu amo tudo isso!👏🏻👏🏻👏🏻🤩
Obrigada Rachel 🙂