Além de ser um período de muito forró e fogueira, o São João também pode ser uma grande oportunidade para ganhar dinheiro. Algumas pessoas se preparam com antecedência para trabalhar e ter ótimos resultados durante os festejos.
A boa notícia é que se você também quiser aproveitar esse momento para lucrar, ainda dá tempo!
Eu fiz uma lista com opções gostosas e lucrativas de comidas juninas para você escolher e testar por aí. Lá no final, ainda vou te apresentar 3 bebidas que também podem ser ótimas escolhas.
Aproveite!
20 comidas juninas que você pode fazer para ganhar dinheiro
Eu procurei reunir aqui nessa lista as opções que eu costumo ver com mais frequência nas festas que acontecem por aqui. São alimentos que fazem parte da cultura do Nordeste e que têm muito potencial de venda.
Confira:
1 – Broa
Eu sou apaixonada por broa e acho que é uma boa pedida de produto que pode te ajudar a ganhar dinheiro durante os festivos juninos. Ela é uma espécie de bolo/biscoito de milho arredondado e para os eventos você pode vender a unidade ou montar kits. É comum a gente encontrar ela sendo vendida em bandejinhas de isopor com de 3 a 5 unidades, aqui nas padarias da Bahia durante o ano todo.
2 – Doces de compota
Os doces de compota também são uma boa pedida, viu? Entre os mais desejados e procurados nesse período, estão:
- Doce de abóbora;
- Doce de mamão;
- Ambrosia;
- Doce de leite.
3 – Canjica
A canjica de milho verde é muito típica por aqui. Ela é feita basicamente com o milho batido no leite que depois é cozinhado com leite de coco, açúcar e leite condensado.
4 – Mugunzá
O mugunzá é feito com grãos de milho cozidos em leite de coco, com açúcar, cravo e canela em pó. Diferente da canjica, ele não é triturado e você come os grãos em um caldo branco e maravilhoso.
É muito típico no Nordeste e é outra boa opção de comidas juninas para vender e ganhar dinheiro.
Algumas pessoas confundem canjica com mungunzá, mas só para esclarecer, pelo menos aqui na Bahia a canjica é amarela e tem um aspecto um tanto gelatinoso.
5 – Curau
Muita gente acha que curau e canjica são a mesma coisa, mas o curau é um pouco mais mole que a canjica. Também é feito com uma mistura de milho com leite, açúcar e canela.
É outra opção simples de fazer e que pode ser bem lucrativa, não só nesse período como no ano todo. Para você ter uma ideia, esse é um produto que a gente encontra em padarias por aqui.
6 – Maçã do amor
A maçã do amor é um grande clássico das festas juninas. Quem é que não gosta de uma bem feita, hein? O bacana é fugir do comum e trabalhar com outros tipos de calda, como chocolate ou até doce de leite – as pessoas adoram!
7 – Pé de moleque
Em festa junina não pode faltar pé de moleque. Esse é um doce muito queridinho! Ele é feito com rapadura e amendoim torrado. É fácil, simples e super lucrativo. Você pode vender a unidade ou montar kits com quantidades diferentes.
8 – Pé de moça
Primo do pé de moleque, o pé de moça também faz parte das mais conhecidas comidas juninas. A diferença deles é que esse aqui é feito com leite condensado e tem uma consistência mais maleável. Também considero simples de fazer, então mesmo que você não tenha muita intimidade com a cozinha pode ter um bom resultado.
9 – Milho cozido ou assado
O milho é bem simples de fazer e pode te render um bom dinheiro! Você tanto pode oferecer a espiga de milho assada ou cozida, como pode inovar esse prato.
Em alguns lugares do país as pessoas oferecem o milho (só os grãos) em uma vasilhinha de isopor com manteiga ou outros acompanhamentos que você queira colocar – fica uma delícia!
10 – Amendoim cozido
Aqui não tem segredo! É escolher bem o amendoim, colocar na panela para cozinhar e salgar direito! Você pode vender em vasilhas ou saquinhos, em grande quantidade ou até para comer na hora.
O que eu posso te garantir é que as pessoas são apaixonadas por ele e não vai faltar cliente para você. Eu mesmo sou viciada!
11 – Bolos típicos
Se você souber como fazer bolo caseiro para vender você já tem meio caminho andado para ganhar dinheiro no São João. O interessante, nesse caso, é escolher os sabores que são típicos desse período.
Entre eles, estão:
- Fubá;
- Tapioca;
- Amendoim;
- Aipim;
- Milho verde;
- Laranja;
- Cenoura com chocolate.
12 – Cocada
Essa é outra maravilha que não é difícil nem complexa de fazer e que pode te ajudar a ganhar dinheiro nas festas juninas. Você pode fazer a cocada de corte, a tradicional e inovar com a cocada cremosa no copinho – que também é uma maravilha.
13 – Arroz doce
Esse já é mais conhecido no Brasil todo e é um arroz feito com leite de coco e açúcar. Também é uma boa opção para ganhar dinheiro.
14 – Paçoca
A paçoca é um doce feito de amendoim com açúcar e farinha de mandioca. É tradicional de Minas Gerais e São Paulo e é viciante, quem come adora e não consegue ficar só na primeira.
15 – Quindim
Ele é feito basicamente com gema de ovo, coco ralado e açúcar e também já tem a cara do São João. Como as pessoas adoram doce, é uma boa aposta.
16 – Pamonha
Mais uma boa opção de comida junina à base de milho que é obrigatória nas festas. Além da pamonha tradicional, você pode investir em nas recheadas.
17 – Cuscuz
Aqui é quase como o rei do São João. Você tem a opção de fazer de milho ou de fazer o cuscuz de tapioca que pode ser vendido em pedaços ou no potinho. Os dois são maravilhosos e farão sucesso.
18 – Churrasquinho
Apesar de não ser um produto típico das festas juninas, o churrasquinho é um alimento que tem muito potencial de venda para esse evento. É gostoso, costuma ter um preço bom e alimenta bem as pessoas que estão curtindo o evento.
Também é uma boa pedida porque o investimento para vender não é alto. Com uma churrasqueira simples ou uma chapa você já pode começar a trabalhar.
19 – Cachorro quente
O cachorro quente é outra opção não tradicional, mas que pode fazer bastante sucesso nesse período para quem quer ganhar dinheiro. Com uma barraca ou um carrinho em uma região bem movimentada, você pode ganhar um bom dinheiro durante as festas.
20 – Pipoca
Outra opção clássica que não pode faltar durante as festas juninas! A ideia é que, se possível, você trabalhe não só com a pipoca salgada tradicional, mas com as chamadas gourmets. Além de chamar mais a atenção do público, elas podem oferecer uma margem de lucro bem interessante.
Confira opções de bebidas para vender também
Para deixar o texto mais completo e te ajudar com muita ideia, achei que a gente precisava falar também das bebidas típicas que fazem o maior sucesso durante as festas juninas.
Existem muitas, mas eu quero destacar as 3 que são mais comuns:
- Quentão: Ele tanto pode ser feito com vinho, como pode ser feito com cachaça, açúcar e outros ingredientes. É comum nas festas e é uma boa opção para faturar;
- Suco de milho: É um suco geladinho feito com milho que as pessoas por aqui adoram. Ele lembra muito o mingau, mas é mais ralo;
- Licor: Eu fiz um artigo aqui no blog mostrando como fazer licor para vender e acho uma boa ideia você dar uma lida. Eu posso dizer que essa é a bebida junina mais famosa do período.
Conheça algumas dicas que vão te ajudar a ganhar dinheiro nesse período
Inspiração para comidas juninas você tem um monte agora, então vamos pensar em outras coisas que vão te ajudar a conseguir ganhar dinheiro durante as festas, ok?
Veja:
Jogue a vergonha para cima
Um dos maiores desafios de quem quer vender comida, mesmo nesses períodos de festa, é ter que lidar com a vergonha. Por algum motivo a gente acaba achando que trabalhar dessa forma é algo menor… mas não é!
Nenhum trabalho é vergonhoso, muito menos esse. Fazer algo e levar para vender é um ato de gente corajosa e guerreira, que quer sua independência, sua liberdade e vai lá pagar o preço. É motivo de orgulho!
Não deixe que isso te trave. Mesmo que no primeiro dia você fique meio tímido, vá assim mesmo e com o tempo isso vai melhorar. Os resultados valem muito à pena e logo você vai se acostumar.
Seja simpático
Por mais que pareça bobo, tem muita gente que vai vender suas coisas e parece estar de mau humor – isso é péssimo! Por isso coloque um sorriso sincero no rosto e seja simpático com os seus clientes.
Quando a pessoa é bem tratada, as chances de comprar algo crescem consideravelmente. Lembre-se disso.
Trabalhe com ingredientes de qualidade
Não importa que tipo de comida ou bebida você vai fazer: É fundamental que você trabalhe com bons ingredientes. Eles vão influenciar o sabor e a qualidade dos seus produtos.
Escolha bem onde vai vender
Se você quer trabalhar na rua durante as festas, precisa escolher bem a região. Lugares com maior movimento são os que te darão as melhores chances de venda.
Divulgue seus produtos
Não adianta fazer as receitas mais deliciosas se ninguém souber disso. Por isso, voc~e precisa divulgar! A divulgação é parte importante do seu negócio!
Comece avisando a todo mundo que você conhece, no boca a boca mesmo.Depois vá para as redes sociais e poste todos os dias coisas deliciosas.
Eu tenho até um manual aqui no blog mostrando como vender doces pela internet e eu acho que ele pode te ajudar.
Comece!
Depois de tantas ideias e dicas, eu espero que tome coragem e faça alguma coisa por si mesmo! Deixe a vergonha e o medo lá atrás e coloque o seu projeto para andar durante os meses de Junho e Julho.
Se tem tanta gente por aí que consegue bons resultados, você também pode!
Estou torcendo pelo seu sucesso, viu?
Muito obrigada pela sua companhia aqui hoje e até mais!

Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!
Gostei muito de todas indicações , mas , continuo com dúvida de como divulgar esses produtos juninos , trabalho com todos esses itens mas , nao consigo divulgar , modesta parte quem conhece e já provou meus produtos elogiam muito pois , são de Boa qualidade e apresentação
Se possível der mais ideias de como divulgar
Oi Fernandina, tudo bem?
Primeiro: PARABÉNS! Se você já trabalha com isso eu fico muito feliz.
A divulgação pode ser feita de várias formas. Primeiro com o boca a boca, falando para quem você já conhece dos seus produtos. Para isso você pode mandar umas fotos e uma descrição deles para seus contatos no Whatsapp, por exemplo.
Também vale a pena usar o Instagram e em alguns casos fazer uns panfletos e distribuir em regiões próximas.