Abrir uma sorveteria: O que você precisa para começar do zero?

Se você tem o sonho de abrir uma sorveteria, fica aqui comigo porque hoje eu vou te dar dicas valiosas para ajudar com isso. Muita gente começa vendendo sorvete em casa e o negócio dá tão certo que é preciso expandir – vem comigo que eu vou te ajudar!

Esse é um tipo de empreendimento bem tradicional, mas que tem muito potencial. Mesmo que já tenham outros estabelecimentos por aí, é possível montar seu espaço e conquistar muitos clientes.

Para que você tire essa ideia do papel e coloque em prática, eu juntei as melhores informações base para você. Com elas você terá tudo que precisa para começar do jeito certo e aos poucos ir crescendo.

Só que nada disso fará sentido, ou dará certo, se ficar só na informação. A gente fica buscando tudo sobre algo que tem vontade, mas isso só vai acontecer quando a gente colocar a cara à tapa e agir.

Eu sei que dá medo! Eu entendo perfeitamente, mas a vida é isso mesmo, a gente precisa arriscar para chegar em lugares que sonhamos. Por mais difícil que pareça, o prazer disso vale muito mais a pena.

O primeiro passo é planejamento!


ganhar dinheiro com sorveteTem muita gente que acha que basta querer algo e começar a sair por aí comprando e montando a sorveteria. Não é assim! Se o objetivo é ter algo lucrativo, você precisa pensar muito bem em tudo que vai fazer.

Esse é o momento do planejamento! Não é nada burocrático também, sabe? Não é preciso fazer um documento enorme cheio de informações que você não vai usar. O foco é fazer algo prático, simples e que dê resultado.

Por isso pegue uma folha de papel, coloque tudo que você pode investir, coloque também todos os seus objetivos e a partir desses dois cenários faça um passo a passo de cada atitude que você precisa tomar.

Nesse momento é importante decidir coisas como localização, público alvo, tamanho da sorveteria, fornecedor, se você fará o sorvete ou terá parceria com fornecedor, quantidade de funcionários e até os equipamentos que serão necessários.

Com essa visão geral vai ser muito mais fácil você abrir uma sorveteria lucrativa. Por mais que pareça perda de tempo nesse momento, é o melhor caminho a seguir.

Leia também: O melhor curso de sorvete para ganhar dinheiro em casa

O que é preciso para abrir uma sorveteria: 7 coisas importantes


Existem muitas questões que podem te ajudar a montar uma sorveteria, mas eu trouxe sete coisas que são básicas e que te darão o que é necessário para começar bem e ir aos poucos se estabelecendo no mercado.

É muito importante que você coloque todas essas informações de acordo com a sua realidade. Adapte-as para o seu projeto, para as suas condições de investimento, para a região onde você vai trabalhar e principalmente para os seus objetivos.

Mesmo as dicas mais simples são capazes de influenciar positivamente o seu negócio, então leve cada uma delas à sério! Lembrando que a utilização de todas ao mesmo tempo facilitará o seu bom desempenho.

Vá lendo e já pensando como irá agir em relação a cada uma dessas coisas. Tenho certeza que você vai conseguir.

abrir uma sorveteria

#1 – Você sabe fazer sorvete?

Você sabe como fazer sorvete para vender? Se o seu objetivo é entrar no mercado com o seu produto, isso é essencial! É preciso existir um investimento forte para a produção dos melhores sorvetes da sua região.

Invista na sua profissionalização, esteja atento ao que está no mercado, procure sempre por novas combinações de sabores e cores, pense como cliente: o que te chamaria atenção?

Ter um produto de qualidade é o ponto inicial para ter sucesso com a sua sorveteria. É o melhor jeito de começar.

Essa, inclusive, como já falei mais acima, é uma das primeiras decisões que você vai tomar. O sorvete será de produção própria ou de um fornecedor?

#2 – A segunda opção é fornecedor

No caso de trabalhar com um fornecedor, você tem outras preocupações. A primeira delas é a qualidade do sorvete – precisa ser bem feito e ter um sabor maravilhoso, afinal você vai conquistar as pessoas dessa forma.

Procure por fábricas da sua região, faça uma lista, conheça os produtos, as formas como trabalham, como funciona a parceria e escolha a que te dará as melhores condições de trabalho.

No caso de fechar parceria com um fornecedor de sorvete você terá facilidade em relação aos produtos, aos freezers (que normalmente fica como responsabilidade deles) e não terá que comprar equipamento para produção.

Para quem quer abrir uma sorveteria com pouco dinheiro, essa é uma boa opção.

#3 – Escolha bem a localização

Para montar uma sorveteria de sucesso é fundamental escolher uma região que tenha muito movimento. Lugares estratégicos te darão os melhores resultados, por isso escolha bem. Não tem a ver com o lugar que você quer, mas sim o lugar que dá, sabe?

Regiões centrais da cidade são uma boa opção. Também vale apena apostar em regiões com grande número de residências. Tem complexos de condomínio e casas, às vezes, que ficam mais distante dos centros e que quase não tem opção, abrir uma sorveteria em um lugar desse pode ser muito bom.

Ande pela sua cidade, observe o movimento, os estabelecimentos que tem por perto e escolha o local para montar seu negócio.

#4 – Equipamentos

Os equipamentos para montar uma sorveteria variam muito de acordo com o tipo de negócio que você quer montar. Influencia muito a questão de você fazer o seu próprio sorvete ou trabalhar com um fornecedor também.

Por isso, eu vou te passar uma visão geral de equipamentos, mas você precisa avaliar de acordo com a sua necessidade e realidade, beleza?

Observe:

– Equipamentos para a produção de sorvete

  • Batedeira industrial;
  • Liquidificador industrial;
  • Fogão semi industrial;
  • Maturadores.

– Equipamentos em geral

  • Balcão para atendimento;
  • Freezers;
  • Terminal eletrônico de ponto de venda;
  • Mix de Milk Shake;
  • Balança;
  • Potes;
  • Mesas e cadeiras;
  • Prateleiras;
  • Som e tv (se for possível).

No caso de uma sorveteria com produção própria você precisa se lembrar das matérias primas, como leite, frutas e polpas, aromatizantes, liga neutra, xaropes, gorduras, corantes e até essências.

fazer sorvete para vender

#5 – Invista em complementos

Aqui, ao invés de dica, é mais uma ideia, viu? Eu sou apaixonada por sorvete e sempre estou atrás de uma sorveteria. Só que o que mais me chama atenção são as sorveterias chamadas self service, onde você coloca seu próprio sorvete e coloca vários complementos.

Sabe como funciona? São as sorveterias que a gente paga por peso. É possível escolher os sabores, a quantidade de cada sorvete, caldas frias e calda quente (aquela que endurece em contato com o sorvete), fora as outras coisas.

Chocolate granulado, paçoca, mousses de vários sabores, jujuba, biscoitos… Tem tanta coisa que dá para colocar!

Eu acho que se você quer mesmo abrir uma sorveteria para chamar a atenção, é uma boa investir nessas coisas. Pense nisso.

#6 – Tenha uma boa equipe

Mesmo que sua equipe seja você e mais uma pessoa, é preciso cuidar para que ela seja boa e eficiente. O foco aqui não deve ser só em fazer bem o serviço designado, mas principalmente em atender o seu cliente com excelência.

O atendimento para mim é a coisa mais importante. Se você atender bem as pessoas elas voltarão com certeza! Tenha cuidado com isso e você se destacará dos concorrentes com muita facilidade.

#7 – Divulgue o seu negócio

Sorveteria pronta, é hora de divulgar! Dependendo de onde você more vale à pena utilizar carros de som. Também é fundamental usar o boca a boca para chamar todo mundo para uma grande inauguração.

Outro meio de divulgar sua sorveteria é pela internet. Faça ao menos um perfil no Instagram e movimente com fotos lindas, com dicas, receitas e até promoções.

Leia também: Como ganhar dinheiro com geladinho gourmet

Comece a trabalhar!


O que vai faltar agora para você abrir uma sorveteria? Espero que não deixe o tempo passar e que corra atrás do seu objetivo.

Toda sorte e sucesso do mundo para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *