Feijoada no pote para vender: Como começar a trabalhar?

Para começar a trabalhar com uma produção de feijoada no pote para vender você precisa de uma receita deliciosa, organização, bons fornecedores, embalagens que protejam o seu produto e um sistema de entrega. 

No artigo de hoje eu vou te mostrar tudo isso e mais algumas coisas que vão te auxiliar nesse seu projeto. 

Confira comigo: 

Aprenda a fazer feijoada no pote para vender


Feijoada no pote para vender

Para começar a trabalhar com isso é importante que você tenha o mínimo de contato com a culinária, mas isso não quer dizer que você precisa ser um chef! Primeiro procure saber quais os temperos mais utilizados na sua região e selecione o que você precisa. 

Vou colocar aqui uma receita de feijoada simples para te ajudar, mas não é uma regra, você pode muito bem adaptar a receita como quiser de acordo com seu gosto!

Receita de feijoada simples

Ingredientes

  • 1kg de feijão de sua preferência;
  • 2 calabresas;
  • 2 gomos de paio;
  • 300 g de costelinha salgada;
  • 200 g de bacon;
  • 300 g de charque;
  • 1 cabeça de alho triturado;
  • 2 cebolas cortadas em cubos;
  • 4 folhas de louro;
  • 50 g de cheiro verde;
  • Cominho a gosto;
  • Orégano a gosto;

Modo de preparo

  • Já vou começar dando uma dica que sempre faço aqui em casa quando vou preparar uma feijoada. Coloque o feijão de molho pelo menos 12h antes do cozimento. Isso vai reduzir a presença de antinutrientes e com isso melhorar a absorção de vitaminas e minerais;
  • Primeiro coloque o charque e a costelinha salgada de molho na água por 30 minutos;
  • Enquanto isso leve a calabresa e o bacon na panela e deixe fritar até soltar um pouco de óleo. Logo depois adicione o alho, a cebola, o cominho, o orégano e continue refogando;
  • Adicione o cheiro verde e as folhas de louro junto com o paio, o charque e a costelinha salgada e continue refogando. Se necessário adicione um fio de azeite;
  • Assim que todas as carnes estiverem bem refogadas adicione o feijão e misture bem! Cuidado para não pegar no fundo da panela;
  • Depois é só colocar água até cobrir todo o feijão e esperar a mágica.

Compre os ingredientes no lugar certo


Uma feijoada boa não é feita somente por uma receita boa, é preciso trabalhar com ingredientes de procedência, que tenham excelente qualidade. Desde o grão de feijão até as carnes, tudo precisa ser bom! 

Acho que a primeira coisa que você precisa se perguntar sobre isso é: Eu faria uma feijoada dessa para minha família? O cuidado com o cliente precisa ser o mesmo que você teria com os seus. 

A minha dica é que procure por feirantes, mercados atacadistas e açougues que sejam conhecidos da sua região e que lhe passem confiança. Faça o teste da qualidade e do sabor e só quando tiver o resultado perfeito, comece a vender. 

É importante se preocupar também com o custo das coisas, já que o seu objetivo é ter lucro. Então, faça as contas!

Escolha como pretende fazer a entrega


É possível trabalhar de muitas formas com a sua feijoada. Você pode, por exemplo, focar na retirada no local, ao invés de entregar ao cliente. 

Agora, se a sua intenção for fazer o delivery, é preciso fazer alguns cálculos e analisar com atenção as suas possibilidades. 

Ao montar um sistema de entrega por conta própria, seja com um funcionário contratado ou com um prestador de serviço, é preciso avaliar exatamente o custo que isso terá para você não só em relação a dinheiro, mas em tempo para organização das rotas e acompanhamento. 

Se optar por fazer parcerias com aplicativos de entrega, como o iFood, a coisa toda vai ser muito mais prática, já que não terá que se preocupar com a chegada do produto no cliente, mas, ao mesmo tempo, será preciso pagar uma porcentagem à empresa. 

Antes de se decidir faça os cálculos e veja o que vale mais a pena para você. 

Teste embalagens e trabalhe com a melhor


como fazer feijoada no pote para vender

As embalagens para vender feijoada mais comuns são as marmitas de alumínio e os potes de plástico, mas é importante que você faça teste com o que estiver disponível para decidir de que forma quer trabalhar. 

Além de colocar sua feijoada nas embalagens, simule também o trajeto para uma entrega. No fim da experiência, é preciso verificar as seguintes questões:

  • Se o produto chegou intacto;
  • Se ainda está na temperatura correta;
  • Se a apresentação é bonita.

Os que tiverem o melhor resultado são os ideais. 

Lembre-se também de procurar um fornecedor que te der as melhores condições de pagamento e valores, porque todo esse custo influencia no seu faturamento. 

Não se esqueça da etiqueta

Outra coisa importante na hora de pensar nos potes de feijoada para vender é que todos precisam conter algumas informações importantes. 

Primeiro aquelas que são de interesse maior do cliente: A data de fabricação, os ingredientes utilizados e até uma data de validade. Se quiser, e achar necessário, coloque dicas de armazenamento também. 

A segunda coisa, tem a ver com a sua marca. Algumas pessoas esquecem, mas as embalagens ajudam muito na divulgação de um negócio. Por isso, coloque a sua logo e todos os seus meios de contato. 

Invista pesado na divulgação


Independente da forma que resolva vender feijoada no pote, é fundamental gastar tempo e estratégia para criar uma divulgação que dê resultado. A boa notícia é que fazer isso não é tão difícil. 

Veja abaixo algumas coisas que podem te ajudar:

Comece com o boca a boca

Sim, a velha estratégia de divulgação ainda funciona muito nos dias de hoje. Comece falando com seus familiares, amigos, vizinhos e próximos do seu novo projeto. Se possível, faça um dia de degustação e chame pessoas próximas para experimentarem. 

Se o seu produto tiver qualidade e focar em dar um bom atendimento, logo as pessoas começarão a falar dele e uma rede será criada te trazendo mais e mais clientes. 

Faça parceria com aplicativos de entrega

Trabalhar com esses aplicativos não só vai te ajudar com a entrega em si, como fará com que a sua empresa seja vista por mais pessoas. Quanto melhores forem as avaliações do público para o seu negócio, mais gente pode comprar na sua mão. 

Crie um Instagram 

Ter um perfil no Instagram é fundamental para conquistar pessoas. Coloque a foto da sua logo no perfil e adicione todas as suas informações, como dias de funcionamento, endereço, formas de pedido. 

Depois é só começar a organizar as suas postagens que devem variar em fotos lindas e apaixonantes das suas feijoadas, com o dia a dia da produção, dicas, receitas e até frases engraçadas. 

Criar uma relação próxima com o seu público nesse tipo de ambiente vai ajudar muito nas suas vendas. 

Anuncie em grupos de venda e em alguns sites

O Facebook é cheio de grupos de vendas das cidades e bairros, sendo uma ótima opção para divulgar também a sua feijoada. Também é possível fazer esses anúncios em sites como OLX e Mercado Livre.

Panfletagem

Essa é uma técnica antiga, mas que também pode trazer resultados. Faça alguns panfletos do seu negócio, deixando em destaque uma promoção especial só para quem estiver com essa propaganda de feijoada em mãos. 

Faça o seu cliente se sentir especial


O produto pode ser maravilhoso, mas se o atendimento deixar a desejar seu negócio não vai muito longe. É por isso que você precisa dar atenção especial ao seu relacionamento com o cliente. Quem entrar em contato com você precisa se sentir especial. 

Ser respeitoso e educado é obrigação sua e de todos que trabalharem com você, mas vá além… Sabe?

Dê um mimo ao cliente, capriche na hora de fazer a sua comida, coloque um recadinho especial na embalagem, agradeça e diga o quanto está feliz com essa compra. 

Você também pode criar um cartão fidelidade, dar desconto na próxima compra ou pensar em outra ação que o deixe feliz. 

Leia também: 14 ideias de comida para delivery

Comece o quanto antes!


Se existem pessoas que começaram a fazer feijoada no pote para vender e conseguiram bons resultados, por que acha que com você vai ser diferente? Você também pode!

Espero que o meu texto tenha te inspirado e ajudado nisso. Não espere um tempo perfeito para começar a construir o seu sonho, o melhor momento é agora. 

Agradeço muito a sua companhia e te desejo todo sucesso do mundo. 

Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *