Como montar uma pastelaria: O que você precisa saber para começar

Está procurando informações sobre como montar uma pastelaria?! Sua busca acaba aqui! Durante todo esse artigo você vai entender um pouco mais sobre esse universo e o que precisará fazer para montar a sua.

O pastel é um velho conhecido do brasileiro e a gente adora. Quem é que não gosta de comer um pastel bem recheado e quentinho?! Principalmente em algumas cidades ele já virou “prato típico” – como acontece com São Paulo e os seus pastéis de feira.

A verdade é que ter a sua própria pastelaria é um sonho de muita gente. Infelizmente é difícil encontrar conteúdo que explique algumas questões e é por isso que eu resolvi escrever sobre isso da forma mais simples e direta.

Montar uma pastelaria é algo possível, você tem tudo para conseguir! O primeiro passo você já deu: veio atrás de conhecimento. Agora é colocar tudo que aprender em prática e trabalhar duro atrás dos resultados.

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, você vai perceber que na lista de como montar uma pastelaria, o trabalho do empreendedor é o fator que mais conta.

Você está mesmo disposto a dar o seu melhor pelo seu sonho? Vai trabalhar, se dedicar, se esforçar e persistir todos os dias? Se sim, continue comigo durante todo o artigo porque ele foi feito para te ajudar!

Montar uma pastelaria dá dinheiro?

como montar uma pastelaria

Se você tem dúvidas sobre isso, acredite: montar uma pastelaria dá dinheiro de verdade! Mesmo começando com uma estrutura bem pequena você já consegue ter retorno do que investiu rapidamente e começar a ter um bom lucro.

Pequenos empreendedores nessa área conseguem faturar cerca de R$5.000 no mês. Isso significa que se você trabalhar duro e tiver uma visão além do comum, pode começar com um rendimento ainda melhor.

O negócio tem muito potencial em todas as partes do Brasil, mas não é porque algo é bom que vai dar dinheiro da noite para o dia sem esforço. É o dono do empreendimento que faz com que ele “engorde” – se lembra daquela frase sobre o olho do dono engordar o gado? É a mesma coisa!

Por mais que você tenha uma expectativa de faturamento, é importante compreender que cada caso é um e para ter resultados extraordinários é preciso fazer coisas extraordinárias também.

Não adianta achar que você vai ganhar muito dinheiro fazendo um trabalho de qualquer jeito, não é? Então pense grande, sonhe grande e nunca desista até chegar lá.

Outras ideias de negócios de cozinha para você:

Como montar uma pastelaria: Faça um bom planejamento do que você quer montar

Antes de ir comprando coisas e gastando dinheiro por aí, você precisa parar tudo, sentar, estudar, pesquisar e começar a colocar no papel tudo que você imagina para a sua pastelaria.

Com um bom planejamento você consegue definir quanto vai precisar gastar, quais são as melhores regiões para a instalação do negócio, qual o cardápio que vai montar, como vai divulgar e até quantas pessoas vai precisar contratar.

Lembre-se só de uma coisa importante: Não faça isso com pressa! Esse para mim é um dos pontos mais importantes sobre como montar uma pastelaria. Essa será a sua estrutura forte, a sua base e por isso precisa ser bem feita.

Por mais chato que pareça ser (e eu entendo isso porque fico perdidinha quando tenho que colocar coisas mais complexas no papel) não desista. Você, que agora vai virar empreendedor, precisa compreender que para realizar sonhos a gente precisa muitas vezes fazer algo que não gosta muito.

Escolha bem a localização da sua pastelaria

O local onde a sua pastelaria será instalada é o influenciador inicial do seu sucesso. O ideal é procurar por áreas que tenham grande fluxo de pessoas ou então aquelas áreas mais distantes que não possuem muitas opções de lanches, por exemplo.

Para tomar a decisão certa você vai precisar ver como as coisas funcionam aí na sua região. Eu acredito que você já deve até ter em mente alguns lugares, não é? Ande por eles nos horários de pico, analise o consumo das pessoas.

É muito importante não se deixar levar somente pela emoção nessa situação. Você precisa pensar como um empreendedor e reconhecer a melhor oportunidade de negócio para a sua pastelaria.

Estrutura

como abrir uma pastelaria

A estrutura de uma pastelaria depende muito dos serviços que você pretende oferecer, do público que quer atingir e também de quanto tem disponível para investir nesse momento. Esses são pontos que você já vai analisar naquele planejamento que eu falei antes.

De qualquer maneira, sendo grande ou pequena, existe uma base de como montar uma pastelaria nesse sentido. Basicamente você vai precisar de três setores:

  • Área de produção e armazenamento de matéria prima;
  • Recepção e caixa;
  • Sanitário.

Lembrando que para a parte de recepção e caixa você não precisa, necessariamente, construir um ambiente para as pessoas sentarem e comerem. Claro que é o ideal, porque quanto mais as pessoas ficam ali perto, mais elas vão consumir.

Se você não tiver como construir uma área como essa, tenha pelo menos à disposição dos seus clientes alguns bancos para que possam sentar por perto, ou até mesmo na rua.

Equipamentos de uma pastelaria

Uma parte importante da estrutura da pastelaria são os equipamentos. Você precisa compreender todos os que são necessários e a partir daí buscar as melhores opções, dentro do seu orçamento.

É importante lembrar que apesar de o ideal ser comprar equipamentos novos, dá sim para encontrar equipamentos para pastelaria usados em bom estado. Você só precisa ter o cuidado de analisar o produto com atenção antes de finalizar a compra.

A lista de equipamentos que eu vou colocar aqui embaixo é do Sebrae, observe:

  • Geladeira;
  • Freezer para pastel;
  • Fogão industrial;
  • Estufas;
  • Fritadeira;
  • Tacho;
  • Liquidificador;
  • Espremedor de frutas;
  • Bancada para preparo das massas;
  • Utensílios de cozinha;
  • Balanças eletrônicas;
  • Caixa registradora;
  • Embalagens;
  • Computador, impressora;
  • Espumadeira e virador;
  • Gaveteiro.

Inove no seu cardápio

montar uma pastelaria

Acredito que um dos grandes segredos para montar uma pastelaria de sucesso é criar um cardápio inovador e que tenha opções variadas para o seu público. É só colocar a cabeça para pensar, fazer alguns testes que você vai conseguir isso.

O primeiro passo é fazer uma visita aos seus concorrentes. Isso vai servir de base para você absorver os pontos positivos e evitar os negativos. É uma ótima forma de ver sabores que podem ser sucesso na sua pastelaria.

A grande sacada nesse caso é utilizar ingredientes que as pessoas adoram. Também vale a pena deixar uma opção onde o cliente pode escolher os ingredientes… Isso é um sucesso.

Entre os ingredientes que você precisa agregar na sua pastelaria, estão:

  • Catupiry;
  • Frango;
  • Lombinho;
  • Calabresa;
  • Queijo;
  • Carne;
  • Presunto;
  • Orégano;
  • Tomate;
  • E muitos outros!

Como montar uma pastelaria: Investimento

O investimento para abrir uma pastelaria depende muito do tipo de estrutura que você quer e pode montar. Posso dizer de uma forma generalizada, que é possível montar uma pequena pastelaria com cerca de R$10.000 (ou até menos).

O valor exato que você vai precisar investir só será definido depois que você entender exatamente como será o seu negócio. Por isso que é tão importante fazer um bom planejamento – ele vai te dar essa visão com antecedência.

Assim você nem será pego de surpresa e nem vai sair por aí gastando mais do que é necessário!

Lembrando que o investimento para abrir um negócio como esse vai além do financeiro. É preciso investir estudo, dedicação, tempo, amor, persistência e muito trabalho! Anote aí essa dica de como montar uma pastelaria porque ela é valiosa!

Divulgue muito o seu negócio

Em plena era de tecnologia e internet, não dá para deixar de investir na divulgação da sua pastelaria nas redes sociais! Faça ao mesmo um perfil no Instagram e comece a movimentar com conteúdo de qualidade.

Além de colocar fotos incríveis dos seus pasteis, coloque também imagens que retratem a sua produção, a sua equipe e até dicas e macetes para quem quiser fazer pastel em casa. Por que não?!

Também é bom pensar em sorteios e promoções. Eles são ótimos para movimentar o perfil na internet e podem te ajudar a aumentar o faturamento.

Se você quiser mais dicas, dê uma olhada no artigo que fiz ensinando a vender doces pela internet – apesar de ser uma pastelaria, as dicas de lá vão te ajudar muito!

Não se esqueça: Você precisa da licença da Vigilância Sanitária!

Além de cuidar das outras partes burocráticas de abertura de empresa, assim como em qualquer outro tipo de negócio, uma das coisas sobre como montar uma pastelaria que você não pode deixar passar é sobre a licença da Vigilância Sanitária.

Para isso você terá que entrar em contato com a Prefeitura e verificar tudo que precisa. Provavelmente será passada para você uma lista com exigências do órgão para um estabelecimento como o seu.

É essencial que você siga todas as recomendações! Não só porque é assim que consegue essa licença e/ou alvará, mas porque todas essas exigências asseguram a higiene do seu produto, o que significa qualidade para o seu cliente.

Não adianta querer começar um negócio da forma errada! Só inicie as atividades da sua pastelaria quando estiver em dias com os órgãos públicos da sua região.

8 comentários Adicione o seu
  1. Aicha António disse:

    Que Deus abençoe voce. Quero montar uma pastelaria e vou conseguir sim, ainda mais com esta maravilhosa informação

    1. Jéssica Trabuco disse:

      Amém!
      Com fé em Deus e com seu trabalho dará tudo certo 🙂

  2. Nilmara Barros disse:

    Amei essas informaçoes…muito obrigada..Que Deus abençoe

    1. Jéssica Trabuco disse:

      Que bom que gostou Nilmara, fico feliz!
      Amém!

  3. KATIA ARAUJO disse:

    Boa noite! gostei muito das imfomaçoes de voçes ,vou colocar em platica.obrigada!

    1. Jéssica Trabuco disse:

      Fico feliz que tenha gostado Katia!
      Agora é isso mesmo: Agir!
      Tenho certeza que vai dar tudo certo. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *